Educação Profissional e os Desafios para o Pedagogo

Educação Profissional e os Desafios para o Pedagogo

Autor: Rodrigo Ferreira de Souza
Data: 26/10/2010
Introdução
Quando ouvimos falar sobre o tema ensino profissionalizante, uma das primeiras impressões que nos vem à cabeça é, de que se trata de algo relacionado á um curso para trabalhadores, preparação de mão-de-obra, empregabilidade, entre outros, pois este é um conceito já consagrado não só nos grandes centros industrializados do país, mas também em países que também aderiram esta doutrina concebida junto às revoluções industriais, que ocorreram mundo a fora, entretanto nota-se que o conceito de educação profissional, nacionalmente supervisionado pela SETEC (Secretária de Educação Profissional e Tecnológica) vem ganhando espaço também no interior do país, destacando o estado de Mato Grosso no centro oeste brasileiro, onde a preparação e capacitação profissional acontecem em ritmo acelerado, considerando inclusive a afirmação do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, pois segundo ele o estado de Mato Grosso irá manter o ritmo de crescimento superior á média nacional em 2010 e nos próximos anos, além de previsões otimistas o estado é impulsionado pela premissa de sediar a Copa do Mundo que acontecerá em Cuiabá no ano de 2014.
Portanto do ponto de vista sócio-pedagógico, pode-se afirmar que Mato Grosso irá vencer este desafio apenas se capacitar intensamente e com qualidade sua população, principalmente quanto à questão tecnológica voltada as indústrias de base, tais como Construção Civil, Manutenção e Prestação de serviços Elétricos e Mecânicos, e Automatização de Processos.
Entretanto visualizar o pedagogo trabalhando nessa linha, fazendo parte deste nicho de atitudes voltadas para o aprendizado e ensinamento de profissões, nos remete uma impressão um tanto quanto confusa, porém com um bom planejamento, e dedicação, os objetivos são possíveis de serem alcançados.

O Pedagogo e a Educação Profissional
Para o pedagogo, na primeira impressão é complicado se enxergar dentro do mundo da educação profissional, pois lá não existiam teóricas educativas aplicáveis com eficiência reconhecida, os profissionais da docência utilizam máquinas, equipamentos, aparelhos e ferramentas de trabalho pesado muitas vezes, instrumentos que um pedagogo, jamais imaginou existir em uma escola comum, no entanto atuar na capacitação de pessoas através da educação profissional também é função de pedagogo.
Esta afirmativa é válida, pois considera o profissional pedagogo como um elemento chave, no processo de gestão na educação profissional, ele é o principal responsável pelas atividades que focam praticar as técnicas industriais, baseado em conceitos práticos pedagógicos, e fundamentado pelas experiências e aplicações do método de ensino-aprendizagem vislumbrando as competências do aprendiz, o pedagogo além de bem vindo ao campo da educação profissional, também indispensável.
Coordenador Pedagógico de Educação Profissional
A função do pedagogo é coordenar uma busca constante por qualidade, atuar de acordo com a metodologia que permite disseminar a aprendizagem industrial, agindo desta maneira ele também será avaliador das competências que o mercado de trabalho exige do aluno após a conclusão do curso profissional, para que isso se torne realidade, é preciso estar atento as novidades e transmitindo sempre atitudes saudáveis para a sua respectiva equipe de trabalho.
O pedagogo disposto a atuar em educação profissional, não necessita ter conhecimento técnico especifico, dentre as diversas áreas abrangentes a indústria, porém se o mesmo provém de experiências em alguma das profissões industriais homologadas pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), este pode se destacar consideravelmente, perante um pedagogo que não possui essa somatória no currículo, afinal a experiência técnica tende a colaborar fundamentalmente com o domínio do conhecimento especifico de cada ocupação, fato importante também no processo ensino-aprendizagem.
Para que o coordenador pedagógico de educação profissional saia-se bem em sua função, é preciso antes de tudo, conhecer sobre o processo com o qual irá lidar, a educação profissional é baseada nas técnicas operacionais, funcionais, e executivas de empresas, sendo essas industriais, comerciais ou de prestação de serviços, são áreas fins completamente novas para pedagogia, dessa forma o coordenador deve priorizar a formação da sua equipe técnico-pedagógica de modo que fique evidenciada a sua contribuição num processo administrativo de qualidade, pois não se trata apenas de administrar pessoas, mas sim administrar com pessoas, onde cada um tem sua importância no processo.
As instituições de ensino profissional cada vez mais procuram pessoas proativas, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para solucionar dificuldades e tomar decisões. De acordo com esta perspectiva, é responsabilidade do coordenador identificar a necessidade de capacitação dos professores, além estimular que os mesmos busquem melhorar suas metodologias de ensino, conhecendo suas dificuldades, visando encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional com qualidade, esta é uma das principais atividades desenvolvidas pela coordenação pedagógica.
Na educação profissional, não basta o coordenador pedagógico se limitar ao campo do conhecimento teórico, é preciso acompanhar o de perto o processo de aprendizagem, estimulando os professores, é necessário ter percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e dos docentes, buscando manter se sempre atualizado, com relação às novas tecnologias e tendências do mercado de trabalho, procurar fontes de informação e refletindo sobre sua prática dia-a-dia, firmar uma postura articulada junto à comunidade sindical e empresarial, porém é necessário destacar que este tipo de trabalho deve acontecer com a participação de todos, ou seja, o coordenador deve estar sempre pronto para possíveis mudanças e preparado para motivar sua equipe como um todo, desde seu gerente supervisor até seu auxiliar operacional, a motivação da equipe é fundamental.
Função da Coordenação Pedagógica
Quando destacarmos as atribuições do coordenador pedagógico, devemos observar o acompanhamento constante ao trabalho docente, lembrando o fato de ser o principal elo, responsável pela ligação entre todos envolvidos na comunidade técnica-pedagoga. O relacionamento entre coordenador pedagógico e docente é um ponto crucial, para que a gestão pedagógica torne-se grandiosa de forma homogênea, fundamentada na democracia. Para atingir este principio o coordenador não pode perder seu foco, entretanto deve elaborar estratégias bem formuladas.
É muito importante que o coordenador esteja sempre atento aos cenários que se apresentam ao seu redor, conhecendo as salas de aula, oficinas, e laboratórios. E ainda valorizando os profissionais que o acompanham, de modo geral esta caminhada deve ser feita com segurança, pois não devemos descartas as diversas informações e incertezas que também são integrantes desta trajetória, assim como em qualquer outra carreira. Deste modo cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática pedagógica, a fim de superar os obstáculos e aperfeiçoar se continuamente com o processo de ensino-aprendizagem, sendo assim podemos dizer que o trabalho em equipe é uma fonte inesgotável de superação e valorização profissional.
Identificar todos os valores envolvidos neste processo, também é algo importante para o sucesso de toda equipe pedagógica, elencando-os, temos os seguintes perfis chave integrantes desta equipe:
• Técnico Docente: sua função é ser o interlocutor de uma atividade profissional, de modo geral o técnico docente não possui formação pedagógica adequada, uma pena, pois este fato dificulta consideravelmente o processo ensino-aprendizagem, e desta forma o coordenador pedagógico deve utilizar de flexibilidade e ética para lidar com rotineiras situações de divergências entre as metodologias educacionais teóricas e bem fundamentadas, com as metodologias que foram desenvolvidas e adquiridas pelo docente ao longo de sua experiência profissional, que na maioria dos casos uma experiência puramente técnica e muito pouco pedagógica;
• Alunos aprendizes: são os principais interessados no produto do ensino, ou seja, são os clientes, que busca apenas um objetivo, que é adquirir um conhecimento técnico de uma profissão reconhecida no mercado de trabalho, é importante o coordenador pedagógico saber antes do curso, qual é a expectativa do aluno, ter uma ferramenta que lhe de um retorno também no decorrer do curso, e ao final do curso novamente medir o quanto foi à satisfação dos alunos em relação a suas expectativas iniciais, sempre atento as medidas e soluções a serem tomadas durante o processo. Em relação à estrutura do laboratório, o coordenador pode avaliar se existe a necessidade de capacitar ainda mais os técnicos através da amostragem de satisfação colhida por meio dos alunos;
• Coordenação pedagógica: A equipe da coordenação pedagógica envolve todos no processo de ensino, ela é responsável por gerenciar todas as atividades relacionadas ao ensino da profissão, é responsável por estabelecer os direitos e deveres dos alunos e dos técnicos docentes de modo que todos os objetivos e metas que foram apontados por índices ou não, sejam alcançados.
Conclusão
O pedagogo que se interessar por atuar, na educação profissional, pode também estar disposto a construir uma grandiosa carreira profissional, principalmente fora dos grandes centros, metropolitanos do país, pois existe também uma preocupação para industrialização de produtos anteriormente exclusivos do mercado de matéria-prima.
Antigamente também existia uma espécie de senso comum, que apontava a educação profissional como objeto exclusivo de homem, entretanto isso já não existe mais, as mulheres ganharam muito espaço dentro das indústrias, seja em serviços operacionais ou em gerenciais.
A probabilidade de o pedagogo atingir o principal objetivo da educação profissional, ou seja, qualificar profissionais com qualidade. Esta ligada fielmente a sua capacidade de articulação e flexibilidade visando alcançar às metas estabelecidas sobre seu próprio conceito.
Sobre o Autor:
Rodrigo Ferreira de Souza é Graduando de Pedagogia, Técnico em Eletrônica e Automação da Manufatura. Coordenador do curso Operador de Robô Industrial do SENAI de Várzea Grande ? MT